Autoatendimento no Sadalla agiliza check-in de pacientes

Investindo constantemente em tecnologia, inovamos nosso atendimento com um projeto-piloto na área da saúde ocular, e que posteriormente será aplicado nas demais unidades integrantes do Grupo Opty, ao qual fazemos parte. O projeto do autoatendimento valoriza o atendimento eficiente aos seus pacientes, diminuindo a burocracia da entrada no Hospital.

Ao chegar ao Hospital para consultas, exames e/ou cirurgias, os pacientes têm à disposição cinco guichês de autoatendimento. Semelhante ao sistema de confirmação de embarque em aeroportos ou de compra do ingresso no cinema, o próprio paciente realiza seu check-in, tornando o acesso ao andar de atendimento muito mais ágil e dinâmico.

“Desenvolvemos um projeto arrojado e automatizamos o processo visando a maior comodidade para os pacientes, assim como uma melhoria no fluxo dos processos, com a redução no tempo de espera para ser atendido na entrada do hospital. É mais um esforço em tecnologia em favor da excelência na prestação de serviços”, comenta Simone Souza, nossa Gerente de TI e Atendimento.

O sistema implementado também disponibiliza o agendamento de consultas online, no qual a pessoa tem acesso à agenda de médicos, com os horários disponíveis para agendar a consulta. Um lembrete via e-mail e/ou SMS ajuda o paciente a lembrar do agendamento e também fazer a confirmação de presença. O alerta é enviado três dias antes e, uma vez confirmado, a pessoa recebe um QR Code que deverá ser utilizado no terminal de autoatendimento para a realização do seu check-in.

“Nessa fase de testes, com duração de 8 meses, a adesão dos pacientes de um convênio parceiro ao autoatendimento já chega a 40%. Está no escopo do projeto ampliarmos essa comodidade a outros pacientes, com a integração de outros planos de saúde ao sistema”, comenta a gerente.

Com a implementação da fase final do projeto, a automatização é total: o paciente tem rápido acesso em tela dos dados cadastrais para atualização. Já a integração do sistema às plataformas de convênio médico e de meios de pagamento possibilita a autorização dos procedimentos no próprio totem. Para facilitar essa transição, atendentes ficam à disposição para auxiliar os pacientes nesses processos.