Dr. Emir Amin Ghanem: Olhar em prol do desenvolvimento

A história do joinvilense Emir Amin Ghanem se confunde com o desenvolvimento da área de oftalmologia em Santa Catarina. Tendo como exemplo o pai, o oftalmo-otorrinolaringologista Dr. Sadalla, que fundou o consultório que daria origem ao Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, Dr. Emir Amin Ghanem 27levou sua paixão pela medicina a guia-lo nos últimos 45 anos, à frente do Sadalla – hoje referência no Brasil e orgulho não somente da família, mas também da cidade e do povo que esse médico fala com tanto carinho e gratidão.

Casado e com dois filhos, aos 74 anos, recém-completados na véspera de Natal, Dr. Emir não esconde seu entusiasmo ao relembrar o crescimento do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem nas últimas décadas. Os primeiros atendimentos foram em 1972. Ao lado de sua esposa, Dra. Cleusa Coral-Ghanem, e do Dr. Newton Salerno, ele fez parte da primeira equipe de oftalmologistas, em 1974. Desde então, a equipe médica cresceu e especializou-se. São cerca de 40 oftalmologistas que realizam em torno de 10 mil consultas e 1.300 cirurgias por mês. Atualmente, o Dr. Emir se dedica às cirurgias de catarata e refrativas a laser, sempre destacando o quanto esses procedimentos podem fazer a diferença na vida dos seus pacientes.

O segredo do sucesso? “Pensar para frente”, diz o oftalmologista, que aponta alguns divisores de águas pelo caminho, como o investimento em tecnologia, introduzindo avanços da área de oftalmologia no Estado, como a cirurgia de correção de miopia, as cirurgias a laser e os implantes de lentes oculares. Outro salto de qualidade inesquecível foi a construção do primeiro centro cirúrgico independente entre os grandes hospitais privados catarinenses.

E, por fim, o oftalmologista lembra sobre a importância da mudança, há cinco anos, do antigo casarão na Rua Abdon Batista para a nova unidade, cuja excelência hoje atrai à cidade, pelas contas do médico, mais de 100 mil pessoas ao ano, entre pacientes e acompanhantes. “Quase 50% do nosso público vem de outros municípios e estados. Com tecnologia de ponta e médicos qualificados, trouxemos o turismo hospitalar à Joinville”, afirma o visionário Dr. Emir Amin Ghanem.

Vislumbrando que o futuro da medicina está na associação a grandes conglomerados, Dr. Emir celebrou, há um ano e meio, a união do Sadalla com o Grupo Opty, maior grupo de oftalmologia da América Latina, coordenada pelo seu filho, Dr. Vinícius Coral Ghanem. Agora, com o apoio dessa parceria, prepara com o corpo diretivo do hospital novos passos para continuar desenvolvendo a oftalmologia na região, com a introdução de duas unidades agregadas ao Sadalla.

“Tenho muita sorte em ter uma esposa maravilhosa, filhos extraordinários, que seguiram os passos das gerações anteriores, e também de me cercar de pessoas – entre sócios, parceiros e colaboradores –, que acreditam e colaboram na realização dos mais altos voos”, conta Dr. Emir Amin Ghanem. O resultado de tamanha dedicação na certificação máxima da ONA – Organização Nacional de Acreditação, nível 3 – Acreditado com Excelência, recebida no início deste ano.