Oftalmologistas do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem no congresso da SOBLEC 2017

Realizado a cada dois anos, ocorreu no último final de semana em São Paulo (SP), o VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria – SOBLEC, considerada a segunda maior sociedade oftalmológica do país, com mais de 7.800 médicos associados.

Dra. Cleusa Coral-Ghanem juntamente com Drs. Vinícius Coral Ghanem, Ramon Coral Ghanem, Fernando Komatsu e Patricia de Paula Yoneda palestraram no evento sobre temas de atualização científica e discussões do futuro da prática médica dentro das suas especialidades de atuação. Larissa Borges, enfermeira responsável pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), palestrou sobre as ações adotadas no Hospital para prevenção do contágio das ceratoconjuntivites infecciosas, uma inflamação que afeta ambos os olhos e que pode lesar a superfície da córnea.

Destaque especial para a homenagem recebida pela Dra. Cleusa Coral-Ghanem em nome da comissão científica pela sua contribuição na coordenação do congresso. Ainda, como congressistas, estavam presentes o Dr. Emir Amin Ghanem e a Dra. Marcielle A. Ghanem.

Saiba mais sobre as aulas ministradas e confira as fotos:

Dra. Cleusa Coral-Ghanem – coordenadora do bloco de “Ceratocone”; Aula “Cones Nipple”; “Avaliação do padrão fluoresceínico. Objetivos perseguidos”; Apresentação de caso clínico no bloco “Intercorrências no uso de Lentes de contato esclerais”.

Dr. Vinícius Coral Ghanem – Aula “Fluxograma do Ceratocone”; Coordenador do bloco de “Ceratoconjuntivites Infecciosas”; Aula “Tratamento de Infiltrados e cicatrizes adenovirais”; Aula “Ectasias primárias e secundárias?Conceitos e diagnósticos”; Aula “Fluxograma da conduta no ceratocone”; Aula “O que o tomógrafo de córnea e o microscópio confocal me dizem hoje que eu já não sabia há muito tempo?”.

Dr. Ramon Coral Ghanem – Coordenador do bloco de “Respostas oculadres à agressão”; Aula “Diagnóstico diferencial de reação alérgica, inflamatória e infecciosa”; Coordenador do bloco “Ceratocone – Do diagnóstico ao tratamento”; Aula “Resumo da Palestra: Crosslinking -Experiência na Alemanha – parte 1.”; Aula “Resumo da Palestra: Crosslinking -Experiência na Alemanha – parte 2.”; Aula “Anel Intraestromal e Transplante de Córnea no ceratocone: quando e como?”; Aula “Cirurgia Refrativa no ceratocone: sim ou não?”.

Dr. Fernando Komatsu – Coordenador e debatedor do bloco 1 de casos clínico de Córnea.

Dra. Patricia de Paula Yoneda – Debatedora da Sessão “Lentes de Contato para Corrigir Astigmatismo”; Aula Presbiopia “Visão Balanceada (Monovisão) – Técnica de Adaptação”; Aula “Reações da superfície ocular a produtos químicos em usuários de Lentes de Contato”; Aula “Compartilhando ideais: o processo da adaptação como diferencial competitivo”.

20170325_100811Oftalmologistas do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, Dr. Vinícius Coral Ghanem, Dr. Ramon Coral Ghanem, Dra. Marcielle A. Ghanem, Dra. Cleusa Coral-Ghanem, Dr. Emir Amin Ghanem e Dra. Patricia de Paula Yoneda.

FOTO 1Dra. Cleusa Coral-Ghanem recebendo homenagem em nome da comissão científica do Congresso, entre o presidente da SOBLEC Cleber Godinho e a vice-presidente Dra. Tania Schaefer.

FOTO 3Dra. Patricia de Paula Yoneda (segunda da direita para a esquerda) na banca de debates sobre LC.

WhatsApp Image 2017-03-29 at 13.07.23Enfermeira Larissa Borges palestrando sobre as ações de prevenção do contágio das ceratoconjuntivites infecciosas no Hospital.

FOTO 4Dra. Cleusa Coral-Ghanem na coordenação das sessões sobre LC esclerais no evento.