Oftalmologistas do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem no Mutirão do Diabético de Itabuna

No dia 26/11 aconteceu em Itabuna (Bahia), a 12ª Edição do Mutirão do Diabético que é promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA). Teve a participação de cerca de 50 médicos oftalmologistas e 1000 voluntários. Neste ano, também estavam presentes os Drs. Mário Junqueira Nóbrega e Evandro Luís Rosa, representando o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem.
O objetivo principal do evento é conscientizar a população a respeito da prevenção da diabetes e prestar o atendimento médico-oftalmológico, visando atingir principalmente a população de baixa renda. O mutirão tem tido forte repercussão e proporciona a melhoria de pacientes portadores desta doença silenciosa e perigosa, responsável por grande número de mortes, amputações e cegueira.
Neste ano, houve atendimento de cerca de 20 mil pessoas. Foram realizados exames para detecção de retinopatia diabética, pé diabético e função renal e cardiológica. Pessoas com retinopatia diabética iniciaram o tratamento a laser no mesmo dia e outras foram encaminhadas para cirurgia de catarata e avaliação vascular.
De acordo com o seu coordenador, Dr. Rafael Ernane Andrade, o mutirão tornou-se um evento anual obrigatório, tamanho o seu benefício e envolvimento de toda a população local. A repercussão do Mutirão do Diabético de Itabuna tem se disseminado pelo Brasil e exterior. Tanto assim que o Dr. Rafael recebeu, recentemente, uma das maiores condecorações da Oftalmologia nacional, a Medalha Moacyr Álvaro, concedida pelo Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, como reconhecimento ao seu exemplo e trabalho incansável nesta área.

dr-mario-hospital-de-olhos-sadalla-amin-ghanemDr. Mário Junqueira Nóbrega

dr-evandro-hospital-de-olhos-sadalla-amin-ghanemDr. Evandro Luís Rosa 

img_5005

img_4988